quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Educação à distância

Educação a distância é uma modalidade de ensino que vai desde cursos de aperfeiçoamento até cursos de ensino superior, onde não é necessário que docente e discente estejam presentes no mesmo ambiente, para que a interação entre ambos ocorra é necessário um meio de comunicação eficiente. O avanço da tecnologia possibilitou que essa interação ocorra de uma forma mais eficaz do que na década de 90 que essa comunicação se dava por meio de correspondência. Hoje essa interação é feita principalmente através da internet.
Para medir a qualidade institucional da EAD é necessário levar diferentes aspectos como:
·                   Organização Didático-Pedagógica;
·                   Corpo Docente e administrativo
·                   Instalações físicas
·                   Meta-avaliação (tanto dos alunos como da equipe de trabalho)
Esses são alguns aspectos básicos para ter uma avaliação consistente, mas vale ressaltar que é necessário levar em consideração o meio social. Os métodos teóricos que serão utilizados na educação à distância podem variar dependendo do curso inserido, mas basicamente são: fóruns, apostilas, aulas presencias e semipresenciais e outros meios multimídias em geral. 
No Brasil existem algumas que regulamentam a EAD que são elas: LDB 9394/96, art. 1º- § 2º descreve que “a educação deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” e o art. 3º inciso II ressalta que é necessária “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”; inciso IV- “respeito à liberdade e apreço à tolerância”; IX- “garantia de padrão de qualidade”, XI- vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Hoje a Educação a distância tem uma aceitação maior do que há alguns anos, mas a sociedade ainda um pouco de preconceito em relação à EAD. Alguns aspectos positivos e negativos são:
·                    Maior flexibilidade de horários para os alunos;
·                    Facilidade de acesso aos cursos,
·                    Maior inclusão;
Aspectos negativos:
·        Dependência da tecnologia;
·        Pouca interação entre os colegas;
·        Custo financeiro;
Considerando o exposto podemos concluir que a EAD tem muito a acrescentar na educação, desde que se tenha comprometimento com o conteúdo que está sendo explanado no momento, vale sempre lembrar que antes de se matricular em qualquer curso é necessário verificar se é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
MORAN, José; O que é a Educação a Distância. Rio de Janeiro. 2002 (Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf).
ROMISZOWSKI, Hermínia Pastor; Qualidade da educação a distância: discutindo o papel da avaliação. Rio de Janeiro-2011(Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/289.pdf).

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; Referenciais de qualidade para educação superior à distância. Brasília, 2007. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário