REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
É evidente o constante crescimento das tecnologias e o maior
acesso a internet para todos, como consequência as redes sociais obtiveram um
crescimento considerável. Diante do exposto é de suma importância que o professor
traga essas redes sociais para a sala de aula como forma de interação e
aprendizagem. É importante ressaltar que redes sociais não é somente
“facebook”e “twitter”. Mas sim uma estrutura composta por pessoas e
organizações com interesses comuns.
Temos o exemplo da rede social “Tria” que é voltada para
o ensino médio, onde alunos e professores podem compartilhar conhecimento e
dúvidas, o “facebook” pode ser um grande aliado para o professor também, pois
propicia criar grupos de estudos online e a disponibilidade de estar sempre
compartilhando textos e informações de uma forma mais ampla. Possibilitando o
envolvimento da comunidade, não tem necessidade de ficar restrita a escola em
si.
Escolas não
conectadas são escolas incompletas (mesmo quando didaticamente avançadas).
Alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão excluídos de uma parte
importante da aprendizagem atual: do acesso à informação variada e disponível
on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais
educacionais; da participação em comunidades de interesse, nos debates e
publicações on-line, enfim, da variada oferta de serviços digitais. (MORAN,
2012, p. 9 e 10).
Para que o professor possa integrar a internet no método
de ensino é necessário que ele trace objetivo e formas de estudos, que pode se
dar através de vídeos, músicas, filmes, jogos educativos entre outros.
Em virtude dos fatos mencionados entende-se que é de suma
importância o uso da internet, e seus meios de interação. Para isso é
necessário que os professores estejam inteirados as nova tecnologias, para que
eles possam passar para seus alunos da melhor possível tornando assim suas mais
ricas.
Referências:
Leka, Aline Regis,
Grinkraut, Melanie Lerner, A UTILIZAÇÃO
DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Disponível em: http://mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCH/primus_vitam/primus_7/aline.pdf.
Acesso 30 de Junho de 2016.
Araújo, Verônica Danieli de Lima, O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem.
Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Veronica-Danieli-Araujo.pdf.
Acesso em: 30 de Junho de 2016.
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