quinta-feira, 10 de novembro de 2016

REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
É evidente o constante crescimento das tecnologias e o maior acesso a internet para todos, como consequência as redes sociais obtiveram um crescimento considerável. Diante do exposto é de suma importância que o professor traga essas redes sociais para a sala de aula como forma de interação e aprendizagem. É importante ressaltar que redes sociais não é somente “facebook”e “twitter”. Mas sim uma estrutura composta por pessoas e organizações com interesses comuns.

Temos o exemplo da rede social “Tria” que é voltada para o ensino médio, onde alunos e professores podem compartilhar conhecimento e dúvidas, o “facebook” pode ser um grande aliado para o professor também, pois propicia criar grupos de estudos online e a disponibilidade de estar sempre compartilhando textos e informações de uma forma mais ampla. Possibilitando o envolvimento da comunidade, não tem necessidade de ficar restrita a escola em si.
Escolas não conectadas são escolas incompletas (mesmo quando didaticamente avançadas). Alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual: do acesso à informação variada e disponível on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais educacionais; da participação em comunidades de interesse, nos debates e publicações on-line, enfim, da variada oferta de serviços digitais. (MORAN, 2012, p. 9 e 10).

Para que o professor possa integrar a internet no método de ensino é necessário que ele trace objetivo e formas de estudos, que pode se dar através de vídeos, músicas, filmes, jogos educativos entre outros.
Em virtude dos fatos mencionados entende-se que é de suma importância o uso da internet, e seus meios de interação. Para isso é necessário que os professores estejam inteirados as nova tecnologias, para que eles possam passar para seus alunos da melhor possível tornando assim suas mais ricas.



Referências:
 Leka, Aline Regis, Grinkraut, Melanie Lerner, A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Disponível em: http://mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCH/primus_vitam/primus_7/aline.pdf. Acesso 30 de Junho de 2016.
Araújo, Verônica Danieli de Lima, O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Veronica-Danieli-Araujo.pdf. Acesso em: 30 de Junho de 2016.


Nova Escola, Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Disponível em: http://novaescola.org.br/formacao/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml. Acesso em: 30 de Junho de 2016.

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