Moddle
é um AVA (ambiente virtual de aprendizagem), é o lugar onde ocorrem diversos
cursos à distância, auxiliando professores e alunos. Uma das plataformas do AVA
é o Moodle que é uma das plataformas mais utilizadas na Educação à distância.
Moodle
significa: Objeto Orientado Para Aprendizagem em Ambiente Dinâmico, o moodle é
um software criado em 1999 na Curtin University of Technology, em Perth, na
Austrália, por Martin Dougiamas. O principal objetivo do mesmo é promover um
ambiente em que se tenha a possibilidade de ter uma maior interação com professores
e colegas em tempo real.
Ele
é utilizado de uma maneira onde possa compartilhar o conhecimento de forma
síncrona nos bate-papos, que é um ambiente onde todos recebem a informação ao
mesmo tempo. E assíncrona que seria por meio dos fóruns. É usado um e-mail
externo, não utilizando assim seu e-mail pessoal. Ele serve para que acadêmicos
de modo geral possam ter maior interação com os colegas de curso, podendo ter
acesso às informações disponibilizadas por terceiros.
Ele
auxilia na formação de educadores, trazendo uma maior facilidade em estar
sempre se aperfeiçoando, o moodle traz a opção aos usuários de poderem estar
adaptando o mesmo da melhor maneira. O moodle teve grande aceitação não só no
Brasil, mas a nível mundial ele disponibiliza questionários online, fóruns,
chats, blogs entre outros.
Com
o avanço tecnológico o mundo foi ficando dia a dia mais competitivo, exigindo do
profissional aperfeiçoamento constante e consequentemente criou-se uma maior
competitividade entre as pessoas no modo geral. A educação vem com o desafio de
não somente transmitir o conhecimento, mas de fazer do homem um ser mais
humano, mais social, mais solidário. Contudo a escola também viu a necessidade
de se adequar ao mundo tecnólogo, tentando assim preparar seus alunos para o
mercado de trabalho da melhor forma possível.
Pode-se
observar uma constante transformação no método de ensino para que possa trazer
a realidade do aluno para dentro da sala de aula, principalmente na área das
inovações tecnológicas. O educador tem
diversas opções de trazer essas novas tecnologias para o ambiente escolar como
jogos interativos, usando as redes sócias, vídeos, material de áudio, entre
outros.
Estamos habituados a
ter no professor „a fonte‟ da informação, mas esse quadro, hoje, tende a se
modificar enormemente. Isso não significa que o professor perdeu o seu lugar,
ao contrário, ele está deixando de ser o „detentor‟ do conhecimento para ser
mediador de um conhecimento culturalmente construído e compartilhado. É ele
quem orienta as investigações dos alunos, incentiva o prazer pelo saber,
observa e aproveita o modo como cada aluno constrói seu próprio conhecimento. O
conhecimento não está, mas centrado exclusivamente em sua figura, e pode ser
acessado de diversas maneiras: através de revistas, jornais, livros, software,
vídeo [...].Freire (1998, p. 60)
Nenhum comentário:
Postar um comentário