segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O que é moodle?

Moddle é um AVA (ambiente virtual de aprendizagem), é o lugar onde ocorrem diversos cursos à distância, auxiliando professores e alunos. Uma das plataformas do AVA é o Moodle que é uma das plataformas mais utilizadas na Educação à distância.
Moodle significa: Objeto Orientado Para Aprendizagem em Ambiente Dinâmico, o moodle é um software criado em 1999 na Curtin University of Technology, em Perth, na Austrália, por Martin Dougiamas. O principal objetivo do mesmo é promover um ambiente em que se tenha a possibilidade de ter uma maior interação com professores e colegas em tempo real.
Ele é utilizado de uma maneira onde possa compartilhar o conhecimento de forma síncrona nos bate-papos, que é um ambiente onde todos recebem a informação ao mesmo tempo. E assíncrona que seria por meio dos fóruns. É usado um e-mail externo, não utilizando assim seu e-mail pessoal. Ele serve para que acadêmicos de modo geral possam ter maior interação com os colegas de curso, podendo ter acesso às informações disponibilizadas por terceiros.
Ele auxilia na formação de educadores, trazendo uma maior facilidade em estar sempre se aperfeiçoando, o moodle traz a opção aos usuários de poderem estar adaptando o mesmo da melhor maneira. O moodle teve grande aceitação não só no Brasil, mas a nível mundial ele disponibiliza questionários online, fóruns, chats, blogs entre outros.
Com o avanço tecnológico o mundo foi ficando dia a dia mais competitivo, exigindo do profissional aperfeiçoamento constante e consequentemente criou-se uma maior competitividade entre as pessoas no modo geral. A educação vem com o desafio de não somente transmitir o conhecimento, mas de fazer do homem um ser mais humano, mais social, mais solidário. Contudo a escola também viu a necessidade de se adequar ao mundo tecnólogo, tentando assim preparar seus alunos para o mercado de trabalho da melhor forma possível.
Pode-se observar uma constante transformação no método de ensino para que possa trazer a realidade do aluno para dentro da sala de aula, principalmente na área das inovações tecnológicas.  O educador tem diversas opções de trazer essas novas tecnologias para o ambiente escolar como jogos interativos, usando as redes sócias, vídeos, material de áudio, entre outros.

Estamos habituados a ter no professor „a fonte‟ da informação, mas esse quadro, hoje, tende a se modificar enormemente. Isso não significa que o professor perdeu o seu lugar, ao contrário, ele está deixando de ser o „detentor‟ do conhecimento para ser mediador de um conhecimento culturalmente construído e compartilhado. É ele quem orienta as investigações dos alunos, incentiva o prazer pelo saber, observa e aproveita o modo como cada aluno constrói seu próprio conhecimento. O conhecimento não está, mas centrado exclusivamente em sua figura, e pode ser acessado de diversas maneiras: através de revistas, jornais, livros, software, vídeo [...].Freire (1998, p. 60)

Nenhum comentário:

Postar um comentário